terça-feira, 7 de outubro de 2008

O que significa esperança?

Esses dias li um poema que falava de esperança e passei a me perguntar se a tinha. Fiquei surpreso quando descobri que não sei o que é ter esperança. Perguntei as pessoas próximas a mim mas elas não me deram um boa resposta. Uns disseram que esperança é esperar ou acreditar que um dia o sonho seria realizado ou que as coisas simplesmente se acertariam, que no final tudo daria certo. Mas passei a pensar se tudo isto que me foi dito não é apenas deixar para depois aquilo que era para ser feito agora.

Li essa definição de esperança:
Esperança só é esperança quando não se funda em certezas. Quando há bases seguras, "científicas", para as nossas projeções desejantes, temos otimismo. Esperança é quando nós esperamos apesar das nossas incertezas, apesar das atuais condições humanas e sociais que não nos dão garantia da possibilidade de realização dos nossos desejos. Alguém é otimista por causa de, enquanto que nós temos esperança apesar de. Por isso, Horkheimer disse que "a esperança de que o horror deste mundo não tenha a última palavra é com toda certeza um desejo não científico". (Hugo Assman e Jung Mo Sung em "Competência e sensibilidade solidária - educar para a esperança" - Editora Vozes, p.103.)

Mas ainda tenho a impressão de que ainda falta algo. A esperança não é exterior a nós, também não é aquilo que vamos nos sentar e esperar acontecer. Penso que esperança é a coragem, o ânimo de lutar porque vai valer a pena. Não porque vai dar certo, mas sim porque esperamos que aconteça e lutamos por isso.

Queria terminar este texo com mais uma citação:
"Depois da guerra, pensava eu, restavam apenas cinzas, destroços sem íntimo. Tudo pesando, definitivo e sem reparo. Hoje sei que não é verdade. Onde restou o homem sobreviveu semente, sonho a engravidar o tempo. Esse sonho se ocultou no mais inacessível de nós, lá onde a violência não podia golpear, lá onde a barbárie não tinha acesso. Em todo este tempo, a guerra guardou, inteiras, as suas vozes. Quando se lhes impôs o silêncio elas mudaram de mundo. No escuro permaneceram lunares. Estas estórias [que ele vai contar no livro] falam desse território onde vamos refazendo e vamos molhando de esperança o rosto da chuva, água abensonhada. Desse território onde todo homem é igual, assim: fingindo que está, sonhando que vai, inventando que volta". (Mia Couto na introdução de seu livro "Estórias Abensonhadas" Editorial Caminho - Lisboa - 2002).

Esse trecho mostra a esperança em Moçambique depois de uma guerra que devastou o país. Dessas ruínas eles obtiveram o que julgo ser esperança: o sonho, o esperar de um novo páis que fosse como a fênix, renascendo das cinzas, aliado à um arregaçar de mangas onde "vamos refazendo e vamos molhando de esperança o rosto da chuva".

Depois de muito pensar decobri algo sobre esperança, quem sabe agora posso tê-la de verdade, viver em intensidade, em totalidade.

SDG

14 comentários:

  1. "Esse sonho se ocultou no mais inacessível de nós, lá onde a violência não podia golpear, lá onde a barbárie não tinha acesso."
    Acho que esse lugar onde nem a violência atinge ou qualquer outra ação ofensiva do mundo pode alcançar é aquilo que chamamos de espírito,esta entidade q nos compõe(assim eu acredito),uma chama que alimenta a vida, que arde no renascer de uma fênix, q mantém em nós a tal esperança, q pude ver não como um estado..mas um modo de vida...não uma esperança passiva..mas um estado ativo, onde, enquanto há um desejo de viver, arde em nós uma chama que não se apaga, não importa a certeza de um objetivo...que recobra as forças nos momentos de fraqueza e como a fênix nos faz renascer...renascer para a esperança de arder por mais uma infinidade de instantes na nossa vida ( agora viajei...)

    ResponderExcluir
  2. "Alguém é otimista por causa de, enquanto que nós temos esperança apesar de."
    Esperança então, mal e porcamente -porque apesar do transbordar das palavras, que não cabem em si mesmas, seria aquela centelha de vida que brilha incondicionalmente, e nos move, nos faz tirar a força de onde antes não tinha para lutar,como vc dise, não porque é certo, mas porque vale a pena.

    É o arregaçar de mangas que revira os escombros, o levantar do olhar molhado de chuva e de lágrimas, e a centelha que queima por dentro e grita RECOMECE.

    =*

    ResponderExcluir
  3. Eu fico pensando, no mito da caixa de pandora, A esperança está no fundo de uma caixa que continha todos os males que afligem a humanidade...Seria ela o pior dos males?

    abraços!

    ResponderExcluir
  4. Gushiii, acho melhor não pensar por aí não. Prefiro analisar de forma junguiana que diz que tudo é luz e sombra logo a esperança tem seus males, mas é ela que nos dará força pra lutar por valer a pena, se penso a esperança como caixa de pandora corro um risco enorme de parar e me fechar em minha sombra, nos meus problemas sem expectativa de futuro, e isso é um risco que prefiro não correr!!

    xD
    Vlws!!!

    ResponderExcluir
  5. Ooin :B
    dei qualquer nota porq li até a 2ª linha xD

    ResponderExcluir
  6. A esperança é a direção que nós precisamos quando nao sabemos para onde ir. Muitos estudiosos acreditam que estamos vivendo um tempo pós moderno onde as pessoas não possuem esperança. Eu acredito em partes que isso é fato realmente.
    As pessoas que acreditam em Deus geralmente vivem um tipo de esperança da qual eu também acredito. Igrejas deveriam ajudar as pessoas serem esperançosas mas a religiosidade doentia é egoista e acaba exterminando ainda mais os poucos esperançosos por inúmeras razoes...

    ResponderExcluir
  7. Esperança é você não ter uma saída aparente, no entanto, ter a plena convicção de que ela existe. É segurar com todas as forças nesse existente não aparente. É quando não vemos saída, mas sabemos que ela existe, logo, tudo muda e o nosso agir se diferencia. Esperança é ter a certeza de que Deus tem a solução e, seja ela qual for, será a melhor” Francisco Willian S. F.

    ResponderExcluir
  8. Legal.Concordo em algumas coisas.Meu Blog http://coisasdodiaadiaansiedadeeamor.blogspot.com
    Visite me,ok?Pesquisando hoje para fazer uma postagem,encontrei seu Blog e passeei um pouquinho por aqui rsrsrs
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Ahh...Esperança foi sempre uma palavra que significa para mim:esperar por algo melhor,aguardar um boa coisa,uma palavra de bom significado.Eu sempre a tive em minha vida e alguns anos atrás é q fui descobrir que minha bisavó chamava se ESPERANÇA.Achei o máximo isso!Pois minha mãe mal conheceu a minha avó,e eu muito menos.Mas amei saber o nome da minha bisa Esperança...portanto...tudo de bom...esperança pelo melhor!

    ResponderExcluir
  10. maiquelefalcao@hotmail.com10 de maio de 2012 às 23:31

    legal goteiiiii

    ResponderExcluir
  11. Perfeito! Concordo com tudo haha

    ResponderExcluir