domingo, 5 de outubro de 2008

Somos luz e sombra

Quantas vezes em nossas vidas nos defrontamos com nossas sombras, isso não é ruim ou maléfico, é necessário. Um amigo uma vez me disse que todos nós somos luz e sombra, nícleo e eletrosfera. Um encontro com nossa obscuridade nos faz crescer, encontrar o que na verdade somos, perceber que o mundo não é composto só pelos nossos umbigos, mas é dinâmico num processo que, para o ser humano, depende do outro para ser.
"A SOMBRA", dizia Graf Dürckheim, é apenas "uma luz encolhida, que não chega a se dar, a se difundir". Não é o ódio um grande amor recalcado? Odiar não é estar impedido ou se impedir de amar? Dizer a alguém que o detestamos, amá-lo ainda o bastante para odiá-lo, olhar de frente esse ódio, amar esse ódio e ver o gelo derreter... esse gelo esconde a água viva.
(Jean-Yves Leloup em "O absurdo e a graça" - Verus Editora. p.33.)
Disse Ricardo Gondim: "Viver não é para amadores". Depressão e riso, alegria e tristeza formam a história de cada um. Quem foge da tristeza acaba neurótico, em negação, à procura de um mundo ilusório. Por outro lado, quem não sabe rir termina inclemente, à caça de gente para povoar o seu purgatório.
"O tempo passa velozmente carregando tudo e todos. A pior angústia? Ver a areia da ampulheta, o pêndulo do relógio, a avisar que o calendário escasseia. Alguns não se dão conta que jogam a vida no lixo. Vaidades e megalomanias são ladras dissimuladas."
(Ricardo Gondim, Viver não é para amadores)
Devmos aproveitar cada instante, viver cada momento das nossas vidas. Lutar por bons momentos me parece um bom caminho. Eternizar cada instante parece um esconderijo onde mora o segredo da felicidade.

3 comentários:

  1. Sábias palavras. Eternizar os instantes, sua sucessão, em cooperação com sua fulgacidade. Permitir-se a mudança, as idas e vindas, o fluxo da vida. Tão simples e tão... difícil!

    ResponderExcluir
  2. Caramba...mais uma daquelas alfinetadas.Com poucas palavras tem uma complexidade que envolve muito mais do que nossos pensamentos conseguem elucidar...
    Lembrei de "Seja eterno enquanto durar" e o instante pode ser eterno, no passar de um instante somente...se a felicidade ocorre em alguns instantes...ela também é eterna.

    ResponderExcluir
  3. Eternizar os instantes sim... mas em sua carga emocional. fazer de cada momento vivido (e BEM vivido) o que ele realmente é... Único... fugaz... e quem sabe por isso mesmo mágico...
    Pra quando olhar pra trás poder dizer em arrependimento ou saudade... EU VIVI

    =*

    ResponderExcluir