sexta-feira, 13 de agosto de 2010

- Você já viu o Nada, filhinho?

- Já muitas vezes.

- Que aspecto tem?

- É como se a pessoa estivesse cega.

- Pois bem... Quando entram no Nada, ele se apodera de vocês. Passam a ser como doença contagiosa, que cega os homens, tornando-os incapazes de distinguir entre a aparência e a realidade. Sabe o nome que eles dão a vocês?

- Não.

- Mentiras!

- Como pode ser isso?

- Você me pergunta como vai ser lá nesse mundo? Mas o que você é aqui? Que são todos vocês, seres de Fantasia? Figuras de sonho, invenções do reino da poesia, personagens de uma História Sem Fim! Você se julga real, filinho? Pois bem, aqui, neste mundo, você é. Mas, se entrar no Nada, deixa de existir. Você se tornará irreconhecível. Passará a existir num outro mundo. Nesse mundo, vocês deixam de ser aquilo que eram. Levam ao mundo dos homens a cegueira e a ilusão. Sabe o que aconteceu a todos os habitantes da Cidade Fantasma que se lançaram ao Nada, filhinho?

- Não

- Transformaram-se em desvarios da mente humana, em imagens geradas pelo medo, quando, na realidade, não há nada a temer; em desejo de coisas que os tornam doentes, em idéias de desespero, quando não há razões para desesperar.

- Ficamos todos assim?

- Não, há muitas espécies de loucuras e de ilusão; se vocês forem belos ou feios, estúpidos ou inteligentes, lá vocês serão mentiras belas ou feias, estúpidas ou inteligentes.

- E eu, que serei eu?

- Não vou lhe dizer, filhinho. Logo você verá por si mesmo. Ou melhor, não verá porque não será você. É por isso que os homens temem e odeiam Fantasia e tudo o que dela vem. Querem aniquilá-la. Mas não sabem que, ao fazê-lo, aumentam a torrente de mentiras que cai ininterruptamente em seu mundo... Não é divertido?


Trecho extraído do livro História Sem Fim.

4 comentários:

  1. Nossa, que medonho, me idealizar numa mentira é estranho...

    ResponderExcluir
  2. Ser uma mentira, ou se colocar "idelizado" numa mentira é esquecer a fantasia e se jogar ao nada. Sempre temos escolhar, podemos decidir sonhar, decidir fazer parte da fantasia e visitar outros mundos existentes.

    bjo

    ResponderExcluir
  3. Seu texto me lembrou o filme "origem". É mas fácil criar um mundo que proporcione zona de conforto seja ele próximo da realidade ou fantasioso.Acho que no fundo todos temos uma síndrome de Alice. Belo texto, não sabia que escrevia. Um dia se quiser pode me visitar.
    Abraço, da caloura ^^

    ResponderExcluir
  4. Awn, que belas palavras, Rafa. Obrigada. Mesmo.
    =**


    ps: também gosto muito do seu blog

    ResponderExcluir