sábado, 13 de dezembro de 2008

Mais amor e menos máscaras

Odeio os legalismos, as religiosidades idiotas. Com o passar dos anos percebo que as pessoas são cada vez mais hipócritas cheias de meras religiosidades, são repletas de preconceito e filosofias que vão contra tudo o que praticam ou dizem praticar.

A cada dia tem-se visto que a humanidade vive de máscaras, não suporto mais vê-las, será que alguém é capaz de revelar-se? Pessoas que se escondem atrás de Deuses, professores, cargos, ou do ser perfeito, ocultando que verdadeiramente são. Não estou aqui dizendo que todas as pessoas são ruins, absolutamente não, as pessoas são boas e ruins. Mas o que me ira é as pessoas esconderem-se e esquecerem que viemos do barro, sim do barro, isso nos faz humanos. Mas que do barro se soprou o divino e isso nos faz como Deus logo, somos semelhantes a Deus, mas com limitações.

As máscaras tentam esconder o que de humano se tem, mas elas, às vezes têm um efeito contrário: acabam mostrando o que de pior cada um pode ter, a saber, as mentiras, hipocrisias, falsidades, legalismos e, principalmente a INTOLERÂNCIA ao próximo.

Em absoluto ninguém vive sem máscaras, todos nós as usamos, faz parte da natureza do homem. Porém a grande maioria das pessoas ultrapassa os limites da convivência e se transformam as máscaras em obsessões, leis em que não se pode fazer isso ou aquilo por puro preconceito, intolerância e legalismo, esquecendo-se que somos todos iguais na diferença.

Estou certo que a salvação pregada por Cristo é acima das hipocrisias e pecados, sim, Ele foi além dos homens e pregou vida e amor. Trouxe-nos uma salvação baseada na esperança, fé e amor que ultrapassa todo conhecimento.

"A vida renasce para quem não aceita a hierarquização do dominante. O santo não vive dos favores do arrogante; nunca rasteja diante do intimidante. O olhar do salvo é altivo sem ser fátuo; o porte, sobranceiro sem ser depreciativo; a verdade, resoluta sem ser intolerante; o diálogo, contundente sem ser inclemente.
Salvação significa constância, distinção, amabilidade, afeição, cortesia, altruísmo, fragilidade, solicitude, confiança, superestima, imparcialidade, comedimento, doçura, coexistência." (GONDIM, Salvação)


A vida é mais que acordos sociais, mas que legalismos e leis idiotas que reproduzem intolerâncias arbitrárias, a vida precisa ser vivida, amada e experimentada. Deus nos dá o melhor deste mundo para vivenciar cada detalhe. Por isso a cada um cabe a escolha de viver mais a vida, o amor e a salvação e menos os legalismos intolerantes. Eu já fiz a minha escolha.

Nomine Tuo da Gloriam

Um comentário:

  1. "Em absoluto ninguém vive sem máscaras, todos nós as usamos, faz parte da natureza do homem. Porém a grande maioria das pessoas ultrapassa os limites da convivência e se transformam as máscaras em obsessões, leis em que não se pode fazer isso ou aquilo por puro preconceito, intolerância e legalismo, esquecendo-se que somos todos iguais na diferença."

    Quanto mais aderida a persona está ao indivíduo, mais difícil a tomada de consciência de que se trata de uma máscara... e mais complicado e dolorido de removê-la...
    Mas as vezes a persona é uma defesa tão forte... tão poderosa... que ainda que se conheça como persona é difícil se desfazer dela... uma fortaleza que protege o Ego frágil de um mundo sem Amor. Quem se arrisca a ir se desfazendo das suas aceita uma missão complicada... Muito mais difícil que o parco terreno das máscaras, mas muito mais gratificante também...
    que bom que você, tão jovem, já fez a sua escolha ^^
    eu ainda não tive coragem o suficiente... mas pretendo continuar na briga ;)

    ResponderExcluir