segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Poder de vida

Tem horas que me vem uma vontade louca de correr. Meu corpo inteiro parece que recebe uma carga enorme de energia, fica todo ativado. São horas em que o tempo não passa, que o relógio pára, e tudo ao meu redor começa a movimentar-se. Careço descarregar essa energia de alguma forma, faz parte do meu equilíbrio energético. São momentos em que meu corpo pede sensação, pede algo que o toque, nem que seja o vento ao correr, mas que seja algo que ele possa sentir.

Existe dentro de mim uma chama, chama que ajuda a enxergar meus caminhos. Reconheço que não sou eu quem os escolhe, mas sim esta chama. De alguma forma ela direciona onde devo seguir, me aponta um caminho. Fico sem ação, sem saber dizer não. A cada vez que a chama me direciona ela também cresce dentro de mim. Não sei o que fazer, fico impotente, imóvel para minhas escolhas. Tenho muito medo, pois essas direções me levam onde não quero, caminhos que muitas vezes trazem dor. Me levam a lugares em que as pessoas me olham com nojo, com pena. Lugares onde viram o rosto. Me conduz a situações em que as pessoas que mais amo me desprezam.

Não pensem que só me leva a lugares ruins. Esta chama também me conduz a lugares magníficos. Encontro pessoas inesquecíveis, amores quase eternos. Lugares que levam paz a minha alma. Esta chama muitas vezes me conduz ao divino, a experimentar o melhor de Deus, a senti-Lo. Me leva a ver as coisas mais belas da vida e sonhar, a ver as mais belas obras de arte e pintar, a ler Machado de Assis e escrever. Não que eu chegue aos grandes pintores ou escritores, mas que de alguma forma eu possa expressar aquilo que senti ao contemplá-los.

Não posso, e nem preciso, dizer que esta chama é boa ou ruim, ela é chama, ela queima ela arde. Todo o tempo que escrevia este post fiquei pensando no nome que poderia chamá-la, mas não descobri. Não sei se existe um nome. Mas em todas as contradições de meu eu autopoiético resolvi chamar essa misteriosa e magnífica chama PODER DE VIDA. Digo “poder”, porque “vida” é o que ela produz.

“PODER DE VIDA”

Nomine Tuo da Gloriam

3 comentários:

  1. Ótimo nome... "Poder de vida". Acho importante ter noção dessa força maior que está dentro e fora de todos nós. É o dínamo do coração e dos 4 ventos.

    "Eles movem todo o resto"...

    ResponderExcluir
  2. Então, rafa
    descarregue esse fogo que há dentro de vc
    ui

    vou deixar um pedaço de um texto que minha amiga fez:

    "Não tem como falar de amor sem obviedades, mas temos que concordar que é impossível saber até onde ele vai, porque caminhos vai passar.

    É como um filho, que a gente gera, vê nascer, conhece como a palma de nossas mãos, mas não sabe o que ele vai se tornar quando crescer, porque não temos controle sobre ele.
    Se a gente sabe com antecedência tudo que vai acontecer, não faz mais sentido prosseguir, não vale mais a pena."

    ResponderExcluir
  3. "Tenho muito medo, pois essas direções me levam onde não quero, caminhos que muitas vezes trazem dor. Me levam a lugares em que as pessoas me olham com nojo, com pena. Lugares onde viram o rosto. Me conduz a situações em que as pessoas que mais amo me desprezam."
    Mas quem sabe é exatamente aí em que as pessoas mais presisem dessa tua força... quem sabe ela não te leve para onde é necessária... quem sabe não é essa a força Arquetípica do Amor, que te usa como instrumento como a Arte usa o artista no caminho da trancendência?

    ResponderExcluir