sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

O amor

Quem ama colore o vento, perfuma o sol, tempera as horas. O amor forja as pessoas sem as deixar cretinas. O amante não cogita, logo inexiste. Ilógico, não é convidado para a roda dos exatos.Quem ama espera. Todo amante é ingênuo, sempre a cometer atos falhos. Imprecavido, deixa-se apanhar em repetidos flagrantes. O amor não se protege, embora resista, mesmo sob tortura.

Quem ama obedece, cumpre, aceita. O amante corre, chega por último, mas se sente o vencedor. Vassalo, aceita sem perguntar e obedece a ordem que nunca lhe foi dada. Imprudente, abre mão das preferências, cede lugar, divide jugo, lava pés.

Quem ama perde o medo. Os amantes desdenham do tempo. O ócio não lhes é pecado. Consideram ganhos, uma tarde perdida na beira da praia, uma semana enterrada entre os pobres, um mês gasto na clínica odontológica.

Quem ama transgride. O amante é um eterno contraditório. Pela amada, desdiz o que aifrmou categoricamente. Rasga leis (até as divinas) para evitar um apedrejamento. Misericordioso, assume-se como tolo. Abraça a prostituta indigna, perdoa o ladrão contumaz, aposta no covarde, e janta com o seu traidor.

Quem ama sofre. Amor e paixão nascem de um mesmo ninho. Não existe amante tranquilo. Vulnerável, arrisca-se a sofrer abandonos. Impotente, recusa-se a manipular. Amarga rejeições, sonha com retornos pródigos e não se conforma com a ingratidão.

Quem ama conversa com as estrelas, diz que as paredes ouvem e questiona os espelhos. Ridículo, insiste em escrever cartas que nunca podem ser publicadas. O amante enxerga beleza em véus encardidos, folhas secas, águas paradas, prados amarelecidos, dias chuvosos.
Quem ama vê Deus em um pobre. O amante se sente bem entre idosos e viúvas. Seus anjos não voam e não ostentam força, apenas compaixão. Sensível, agoniza com a dor alheia. Honesto, não simula onipotência. Humilde, não propandeia seus avanços pessoais.
Quem ama conhece a Deus e é nascido de Deus.
Ricardo Gondim

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Lições sobre gansos e delfins

Maritza Crespo nos traz esta belíssima historia de gansos que escutou de um de seus professores quando fazia seu doutorado no Estados Unidos:

“No próximo outono, quando os gansos vierem dirigindo-se ao sul para o inverno, reparem que eles voam formando um V. Talvez lhe interesse saber o que a ciencia descobriu sobre a causa de voarem dessa forma. Comprovou-se que quando bate as asas, cada pássaro produz um movimento no ar que ajuda o pássaro que vem atrás dele. Voando em V, o bando completo aumenta seu poder em pelo menos 71 por cento de que se cada pássaro voasse sozinho.
Toda vez que um ganso sai da formação, sente de imediato a resistencia do ar, percebe a dificuldade de faze-lo só e não tarda em regressar a sua formação para beneficiar-se do poder do companheiro que vai na frente.
Quando se cansa, o líder dos gansos passa a uma das posições de trás e outro ganso assume o seu lugar. Os gansos que vão atrás grasnam, para animar aos que vão na frente a manter a velocidade. Por fim, quando um ganso adoece ou cai ferido por um disparo, outros dois saem da formação e o seguem para ajuda-lo e ptoteje-lo. Eles o acompanham até que volte a estar em condições de voar ou até que morra, e só então os dois companheiros voltam ao seu bando ou se unem a outro grupo”.

***

Os delfins são igualmente animais prodigiosos. Nadam em grupo para apoiar-se e protejer-se. Se um adoece na travessia, aproximam-se dois que o sustenta e o ajuda. Eles se revezam até que o enfermo cure. São também muito serviçais com as pessoas e se conhece casos em que socorreram e salvaram alguns náufragos.

Quanto nós, seres humanos, temos que aprender com os gansos e delfins! Sobretudo hoje quando se fala em produtividade e competitividade, e se esquecem o serviço e a solidariedade. Ser plenamente pessoa é viver com e para os outros. É entender a vida como dom. Em momentos em que impera a cultura do individualismo mais selvagem e nos é dito e repetido que cada um deve valer-se por sim mesmo, a educação genuína deve cultivar o valor humano da entrega e do serviço desinteressado.

Nomine Tuo da Gloriam