sábado, 22 de novembro de 2008

Quem sabe não sejamos todos espelhos...

Quem pensas que és?
Como ousas quebrar todas as minhas barreiras,
por tanto tempo minuciosamente construídas,
com uma palavra?

Como podes acusar-me de ouvir-te,
quiçá entender-te,
quando com olhos de águia
desnuda-me a alma diante dos olhos?


Quem és tu?
Quem és, que com o arcaico aríete do Amor
derrubaste a fortaleza digital de minhas resistências
e deixaste desnudo diante de ti um Ego pateticamente frágil?

Por que?
Por que sempre encontras a fenda na persona?
Iluminas a sombra com a luz de um sorriso

Ganha o Ego no olhar
E alcanças,nesse olhar que perscruta,
os porões de minha Alma.

Passeias por ela com liberdade e posse
que nem mesmo eu ousaria.
Exploras, expandes, deleita-te.
E joga à meus pés, mortos, os demônios que ali se escondiam,

Ao mesmo tempo em que estampa diante de meus olhos
as pálidas virtudes que encontraste no caminho
Recolore-as com tua energia
e insiste em dizer que já estavam lá.

Enxergas por trás das lágrimas
a potencialidade do transcender minha própria Vida
e crês nisso
mesmo que eu tenha abandonado a esperança.

Como?Como tens acesso a cantos tão remotos de minh´Alma
Que mesmo eu desconheço?
E com que direito vês em mim, ser imperfeito, sombrio e exposto
A magnífica potencialidade do Amor?

Projeção!!!
Projetas em mim a pura essência de teu coração
A nobreza de teus sonhos
O Bem que emana de tua pele
quando me olhas nos olhos

Equipara-me à genialidade de meus contemporâneos
Garimpas no rio do meu ser o dom de ouvir
Quando tu, nem precisas das palavras
o devir das experiências

Estende-me a mão
segura-a junto a tua
e já não tenho mais medo

Elogia-me,
Num palpite
Quem sabe casualmente acertado
Quando compartilhas comigo a imensidão simbólica dos teus sonhos

Julga-me altamente capaz
Sabes que não tenho defesas contra teus elogios
E pareces gostar de ver-me assim tão desarmada

Embebida por cada uma das tuas palavras
Não sabes que delas sorvo
Gota a gota
A coragem que me impulsiona
A viver um dia de cada vez

O que vês em mim nada mais é do que uma nuance
do reflexo de ti mesmo
Quando me olhas nos olhos
Profundamente nos olhos

Raio Rodrigues Módolo

Nomine Tuo da Gloriam

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Possibilidades nas Polaridades

Vivo das polaridades, sou um ser entre extremos. Me surpreendo em momentos de explosões em êxtase, ao passo que caio no abismo de profunda melancolia. Construo meu próprio eu destruindo as bases que me formam. Sou isto: construção e desconstrução.

Vivo das contradições, da compressão e da descompressão. Tenho encontro com amores eternos, que ardem em paixão, e que depois passam e permanece o nada, o vazio de sentimento. Preciso dizer que considero o contrário de amor o vazio, a falta de sentimento, a indiferença.

Vivo das antíteses, oscilo entre a vida e a não vida. Existem horas em que a vida me quer por perto e aceito seu convite, sua proximidade. Vivemos como os melhores amigos. Em compensação brigamos, e quando brigamos, fico de mal com a vida, as flores não me alegram, os pássaros me irritam, a calma permanece na solidão.

Vivo na penumbra, me transportando entra a luz e a sombra. Há quem pense que a luz é tudo que precisamos, que a luz é a melhor coisa. Concordo que a luz é uma benção para o ser humano, mas acredito que não é sempre que queremos ficar na luz, luz que revela muito de quem somos, nossas forças e fraquezas. Nos faz ver nossos abismos e não é sempre que o queremos ver. Sombra, escuridão, remete a algo ruim, maléfico? A mim não! Sombra me faz pensar nas coisas boas que lá ocorrem, o dormir, o sexo, o meditar, o orar. É maravilhoso o fechar de olhos e sentir as coisas com o toque das mãos. Sombra nos revela oportunidades que jamais veríamos na luz, nos mostram aquilo que rejeitamos em nós, mas tão fundamentais.

Viver exige coragem. Coragem de encarar as próprias limitações e enxergar as possibilidades. As controvérsias da vida nos mostram como viver. Precisamos arregaçar as mangas e olhar nossas contradições não como impossibilidades, mas como oportunidades de ver além. Digo além de nós mesmos, além das meras impressões que tiramos precipitadamente das pessoas, além de uma vida medíocre. O mundo tenta nos levar a um conformismo a aceitar e viver como robôs, precisamos lutar contra tudo isso que nos prende e viver nossas potencialidades ao máximo possível.

Nomine Tuo da Gloriam

Obrigado

Depois de ler tantos comentários que me marcaram, resolvi trazer para o blog esses comentários em uma homenagem a todos que leram, comentaram e marcaram minha vida através de suas colocações.

Começamos por um olhar na alma, justamente aquilo que vem do coração de vocês para atingir o meu:

Usar o que a minha vida põe à minha disposição... de presente... todos os dias... pra transcender as minhas determinações... e realmente SER EU.(Raio)

Toda essa colocação me fez pensar que não sou completamente luz, que também sou sombra e que ”Eternizar cada instante parece um esconderijo onde mora o segredo da felicidade”:
Eternizar os instantes, sua sucessão, em cooperação com sua fulgacidade. Permitir-se a mudança, as idas e vindas, o fluxo da vida. Tão simples e tão... difícil! (Michell)

Com poucas palavras tem uma complexidade que envolve muito mais do que nossos pensamentos conseguem elucidar...Lembrei de "Seja eterno enquanto durar" e o instante pode ser eterno, no passar de um instante somente... se a felicidade ocorre em alguns instantes... ela também é eterna. (Victor Johne)

Eternizar os instantes sim... mas em sua carga emocional. fazer de cada momento vivido (e BEM vivido) o que ele realmente é... Único... fugaz... e quem sabe por isso mesmo mágico...Pra quando olhar pra trás poder dizer em arrependimento ou saudade... EU VIVI (Raio)

Mas o que significa ter esperança? Onde a encontro?

"Esse sonho se ocultou no mais inacessível de nós, lá onde a violência não podia golpear, lá onde a barbárie não tinha acesso."Acho que esse lugar onde nem a violência atinge ou qualquer outra ação ofensiva do mundo pode alcançar é aquilo que chamamos de espírito,esta entidade q nos compõe(assim eu acredito),uma chama que alimenta a vida, que arde no renascer de uma fênix, q mantém em nós a tal esperança, q pude ver não como um estado..mas um modo de vida...não uma esperança passiva..mas um estado ativo, onde, enquanto há um desejo de viver, arde em nós uma chama que não se apaga, não importa a certeza de um objetivo...que recobra as forças nos momentos de fraqueza e como a fênix nos faz renascer...renascer para a esperança de arder por mais uma infinidade de instantes na nossa vida. (Victor)

"Alguém é otimista por causa de, enquanto que nós temos esperança apesar de."Esperança então, mal e porcamente -porque apesar do transbordar das palavras, que não cabem em si mesmas, seria aquela centelha de vida que brilha incondicionalmente, e nos move, nos faz tirar a força de onde antes não tinha para lutar,como vc dise, não porque é certo, mas porque vale a pena.É o arregaçar de mangas que revira os escombros, o levantar do olhar molhado de chuva e de lágrimas, e a centelha que queima por dentro e grita RECOMECE.

"Aguardo o apagar das luzes, reconheço a iminência do meu fim. Contudo, procuro desdobrar os minutos em “nano-frações” de felicidade".APESAR do fim INEVITÁVEL, a ESPERANÇA que move no sentido de ETERNIZAR a VIVÊNCIA de cada MOMENTO...E nesse arregaçar de mangas construir ao mesmo tempo Vida e Felicidade...
(Raio)

Minha esperança às vezes é falha, e por ser sombra e luz vivo em extremos:

a nossa vida é um eletrocardiograma né.. o pior é que se não oscilasse tanto entre os altos e baixos ia ser uma chatice né. Nós procuramos sempre estar em alta e reclamamos quando caímos, mas cair... torcer o pé... ficar manco... nos deixa mais humanos (Alan)

Mas não estou pronto, sou projeto inacabado, estou em construção:

"Calma, continuo cru.
Sou um por fazer..."
E quem sabe não é esse estar sempre "por fazer" que nos impulsiona... nos abre uma infinidade de possibilidades que nunca mais serão conhecidas a partir do momento que estivermos prontos...Quero ter sempre uma aresta pra reparar... um cantinho pra aprimorar... um retoque a fazer... e nesse movimento me contruo e sou construído... um projeto que modifica e é modificado a cada instante pelo seu contexto...um ACOPLAMENTO ;) (Raio)

nada como achar algo q nem foi escrito por vc q te define
isso q é de tão belo nas palavras
daquelss q conseguem enxergar o q tem dentro e fora de si (Lis)

Nasça!!!!Concordo que nascemos e morremos e nascemos o tempo todo, uma metempsicose instantânea, simultânea, troca constante de matéria orgânica e pensamentos que vivem e morrem e vivem. (Gushiii)

Também é preciso dizer o que me angustia, aquilo que me afasto, aquilo que não quero:

É tão diferente ler um texto sabendo exatamente do que você tá falando... Conhecendo a profundidade de suas palavras... Não exata, mas aproximada, é claro. E a tragédia (Tô com essa palavra na cabeça ultimamente) da vida humana é essa. Somos portadores de bem e mal incapazes de compreender uns aos outros totalmente, em um mundo injusto. Não nos alcançamos por mais que nos estiquemos. E vamos seguindo, ferindo e sendo feridos. Curando e sendo curados. (Michell)

Todas essas coisas e os processos que se dão em minha vida me mostram algo especial. Que existe dentro de mim uma força, da qual não controlo muito sua força, que as vezes me domina, ou que muitas vezes me deixo dominar... A essa força chamei PODER DE VIDA:

Ótimo nome... "Poder de vida". Acho importante ter noção dessa força maior que está dentro e fora de todos nós. É o dínamo do coração e dos 4 ventos.
"Eles movem todo o resto"... (Michell)

Então, rafa
descarregue esse fogo que há dentro de vc
uivou deixar um pedaço de um texto que minha amiga fez:"Não tem como falar de amor sem obviedades, mas temos que concordar que é impossível saber até onde ele vai, porque caminhos vai passar.É como um filho, que a gente gera, vê nascer, conhece como a palma de nossas mãos, mas não sabe o que ele vai se tornar quando crescer, porque não temos controle sobre ele.
Se a gente sabe com antecedência tudo que vai acontecer, não faz mais sentido prosseguir, não vale mais a pena." (Alan)

Esse texto é um agradecimento a todos vocês, que fizeram minha vida crescer e fizeram este blog também crescer. Quero deixar aqui um agradecimento especial ao Gustavo (Gushiii) que foi quem me incentivou a criar o blog e escrever tudo o que vocês leram e ainda lerão!

Muito obrigado a todos vocês!!!

Nomine Tuo da Gloriam

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Poder de vida

Tem horas que me vem uma vontade louca de correr. Meu corpo inteiro parece que recebe uma carga enorme de energia, fica todo ativado. São horas em que o tempo não passa, que o relógio pára, e tudo ao meu redor começa a movimentar-se. Careço descarregar essa energia de alguma forma, faz parte do meu equilíbrio energético. São momentos em que meu corpo pede sensação, pede algo que o toque, nem que seja o vento ao correr, mas que seja algo que ele possa sentir.

Existe dentro de mim uma chama, chama que ajuda a enxergar meus caminhos. Reconheço que não sou eu quem os escolhe, mas sim esta chama. De alguma forma ela direciona onde devo seguir, me aponta um caminho. Fico sem ação, sem saber dizer não. A cada vez que a chama me direciona ela também cresce dentro de mim. Não sei o que fazer, fico impotente, imóvel para minhas escolhas. Tenho muito medo, pois essas direções me levam onde não quero, caminhos que muitas vezes trazem dor. Me levam a lugares em que as pessoas me olham com nojo, com pena. Lugares onde viram o rosto. Me conduz a situações em que as pessoas que mais amo me desprezam.

Não pensem que só me leva a lugares ruins. Esta chama também me conduz a lugares magníficos. Encontro pessoas inesquecíveis, amores quase eternos. Lugares que levam paz a minha alma. Esta chama muitas vezes me conduz ao divino, a experimentar o melhor de Deus, a senti-Lo. Me leva a ver as coisas mais belas da vida e sonhar, a ver as mais belas obras de arte e pintar, a ler Machado de Assis e escrever. Não que eu chegue aos grandes pintores ou escritores, mas que de alguma forma eu possa expressar aquilo que senti ao contemplá-los.

Não posso, e nem preciso, dizer que esta chama é boa ou ruim, ela é chama, ela queima ela arde. Todo o tempo que escrevia este post fiquei pensando no nome que poderia chamá-la, mas não descobri. Não sei se existe um nome. Mas em todas as contradições de meu eu autopoiético resolvi chamar essa misteriosa e magnífica chama PODER DE VIDA. Digo “poder”, porque “vida” é o que ela produz.

“PODER DE VIDA”

Nomine Tuo da Gloriam